Saiba mais sobre

Outras Demências

O que é demência? 

Demência é um termo abrangente que descreve a perda de memória, problemas no pensamento, orientação, compreensão, cálculo, capacidade de aprendizagem, linguagem, julgamento e alterações das reações emocionais normais. Todos esses sintomas levam ao comprometimento nas atividades do dia a dia e a pessoa já não consegue mais ser independente. 

Saiba que a demência: 

  • não faz parte do envelhecimento normal. 
  • é causada por doença cerebral geralmente de natureza crônica ou progressiva. 
  • não é sinal de que a vida acabou. As pessoas vivem muitos anos após o início dos sintomas de demência. Com suporte adequado, muitos podem e devem ser habilitados para continuar a se envolver e contribuir com a sociedade, assim ter uma boa qualidade de vida. 
  • impacta diretamente os cuidadores e familiares. 

Quais os fatores de risco para desenvolver doença de Alzheimer e outras demências?

O principal fator de risco para desenvolver uma demência é a idade. Quanto mais velho, maior o risco. Mas existem fatores de risco modificáveis. Já ouviu falar? 

Pressão alta, diabetes, tabagismo, sedentarismo, baixa escolaridade… 

Quando devo me preocupar com os esquecimentos?

Ultimamente sente que está esquecendo com muita frequência, em situações que normalmente não esquecia? Os seus esquecimentos estão afetando a rotina diária?

Atenção!

Se os esquecimentos estão atrapalhando o seu trabalho, os afazeres diários, o indicado é procurar um médico especialista. Esse tipo de esquecimento é um sinal de alerta, mas não significa que você tem Doença de Alzheimer! Há diversas outras causas para esses esquecimentos. 

Atenção! 

Se você nota que um familiar ou pessoa próxima está tendo perda de memória progressiva. Procure um médico especialista para investigação adequada. 

 

Qual a rotina do paciente com Demência ?

 

Estabelecer uma rotina para um paciente com demência é fundamental, pois além de facilitar no cuidado e supervisão, a rotina ajuda o paciente a entender os horários e se engajar nas atividades. 

Orientamos que é preciso se adequar à nova realidade de ter uma pessoa com demência em casa e, por isso, ter flexibilidade é essencial. Os horários para atividades como banho, alimentação, exercícios e atividades do dia a dia devem ser condizentes com o interesse do paciente e não dos outros familiares. 

Nesse ponto, a identificação de um cuidador principal facilita na adaptação da nova rotina. A organização dessa agenda diária ajuda em sintomas como apatia, agressividade, agitação, insônia, entre outros. 

Converse com seu médico, destaque suas queixas e ouça suas orientações, demência não é sinal de sofrimento, existem meios que propiciam uma boa qualidade de vida aos pacientes e a todos os envolvidos.

Siga-nos no instagram para mais temas como este.

ATENDIMENTO

Bahia - Clinica Vistar

Bahia - Clinica Argos

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através do e-mail

Siga-nos nas redes sociais